Entenda a importância do Direito de Propriedade Intelectual para as empresas

Sherse Faxyria
By Sherse Faxyria
Vanuza Sampaio

Você já ouviu falar sobre o Direito de Propriedade Intelectual? Sabe para quais atividades esse segmento é destinado? A Dra. Vanuza Sampaio entende que esse é um campo jurídico de grande importância, especialmente para o ramo empresarial. Isso porque, ele busca proteger as criações da “mente”, como softwares, invenções, produtos, entre outros itens. Desse modo, para conhecer mais sobre essa área e descobrir a sua relevância para o mundo dos negócios, continue a leitura deste artigo: 

O que é o Direito de Propriedade Intelectual?

Se você está perdido com o termo “Direito de Propriedade Intelectual”, saiba que este é um segmento responsável por regularizar e lidar com a proteção legal de criações intelectuais como marcas, softwares, desenhos industriais, etc. Dessa forma, o principal objetivo será o de garantir que o autor da invenção tenha o reconhecimento de sua autoria, e que consiga desenvolver o objeto com exclusividade. Interessante, não?

Existe mais de um tipo de propriedade intelectual?

Um detalhe importante a saber é que a propriedade intelectual é dividida em dois grupos. O primeiro, se refere à propriedade industrial, e engloba as criações voltadas para o ramo empresarial, como softwares e marcas. Já o segundo, é conhecido como direitos autorais, e envolve projetos intelectuais sejam eles artísticos ou literários. A advogada, Vanuza Sampaio, comenta que ambas categorias são importantes para a proteção das invenções. 

Qual a importância do Direito de Propriedade Intelectual para as empresas?

Agora que você entendeu mais sobre o Direito de Propriedade Intelectual, resta a seguinte questão: qual é a importância desse segmento para as empresas? Nesse sentido, saiba que através desse campo é possível que os negócios desenvolvam suas marcas e criações de forma exclusiva, recebendo todos os investimentos e benefícios necessários para essa atividade. Além disso, essa é uma forma de prevenir que outros empreendimentos se apropriem indevidamente de uma ideia. 

Ademais, principalmente para novos negócios, ter o direito da propriedade intelectual pode proporcionar maior segurança para o desenvolvimento da criação e a possibilidade de crescer economicamente com ela. Por isso, é fundamental que as empresas busquem patentear suas invenções. Conforme pontua a fundadora da empresa Vanuza Sampaio Advogados Associados, a advogada Vanuza Sampaio, isso traz mais proteção para um empreendimento. 

Como funciona o processo de proteção da propriedade intelectual? 

Por fim, é interessante ressaltar como funciona o processo para proteger uma propriedade intelectual. Quando se trata de criações industriais voltadas para a esfera empresarial, é necessário que o autor busque pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, órgão responsável por cuidar dessas questões. Além disso, caso ocorra plágios ou apropriações da invenção, é esta organização que deve ser procurada. 

Já com relação às propriedades intelectuais, como livros e produções artísticas, é importante que os autores busquem pela Biblioteca Nacional, que assim como o órgão anterior, também será responsável por patentear e cuidar desse tipo de assunto. Através disso, é possível que os criadores tenham uma segurança e proteção maior. Para Vanuza Sampaio, essa é uma etapa fundamental. 

Se interessou? Então, para saber mais visite o Instagram: @escritorio.vanuzasampaio e site: https://vanuzasampaio.com.br.

Share This Article