Veja como ser voluntário e quais são os benefícios oferecidos pea Justiça Eleitoral
Mais de 27 mil mesários estão sendo convocados até o dia 7 de agosto em Mato Grosso do Sul, mas quem desejar trabalhar como mesário sem ter sido convocado pode fazer inscrição pelo aplicativo e-Título ou entrar em contato com o cartório eleitoral no qual está registrado.
Quem trabalha como mesário conta com alguns benefícios, tais como dois dias de folgas (por dia trabalhado, incluído os dias de treinamento), auxílio-alimentação de R$ 60 no dia das eleições, desempate em concursos públicos (se estiver previsto no edital), além ganho de horas complementares para cursos universitários.
Os convocados e os voluntários devem estar atentos aos avisos emitidos pelos cartórios eleitorais para saberem de sua convocação. Clique aqui para conferir os contatos dos cartórios em MS.
Os mesários desempenham funções essenciais durante o processo eleitoral, incluindo a organização dos locais de votação, a identificação de eleitores, a coleta de assinaturas e a entrega de comprovantes de votação ou justificativa.
Para atuar como mesário, é necessário ser eleitor maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Autoridades, agentes policiais, funcionários de cargos de confiança do Poder Executivo, candidatos a cargos eletivos e parentes de até segundo grau de postulantes às eleições são excluídos da convocação.